Home > Turmas> Jardim II
Jardim II

 


 

Nesta faixa etária, os vínculos das crianças com seus colegas se ampliam. Por este motivo surgem situações de conflito e disputa, mediadas pela professora que incentiva o uso da linguagem verbal. As crianças entendem e reconhecem o valor dos “combinados” (acordos coletivos) e fiscalizam os colegas que não cumprem. O que passa a ser algo natural e exigido pelo grupo são as ações como dividir, esperar e negociar. Ao longo do ano, as crianças vão aprendendo que o desejo individual está subordinado às possibilidades da vida coletiva e que, longe de se tratar de uma perda, participar de uma rede social inclui, principalmente, vivências de companheirismo, solidariedade, reciprocidade e respeito.




As crianças passam a perceber que, ao contrário do que pensavam anteriormente, não sabem tudo e há muitas coisas para aprender. É comum que digam que não sabem ler, não sabem contar, não sabem desenhar determinada figura… Cabe à professora estimulá-las a fim de que se arrisquem e empenhem-se para conquistar o que ainda não sabem. A evolução das crianças nas aprendizagens normais depende, em grande parte, do quanto elas se sentem seguras para expressar o que já sabem, ao mesmo tempo que precisam refletir e discutir sobre os modos de saber mais. As crianças participam de brincadeiras e jogos que envolvem o correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se e dançar, a fim de ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento.

Nesta fase, as crianças adquirem maior precisão dos gestos instrumentais, cada vez mais ajustados a cada objeto: uso do garfo nas refeições; manuseio seguro de lápis, pincéis e canetas; domínio das ações para vestir-se, despir-se e calçar-se. O caráter comunicativo da linguagem oral e da linguagem escrita é enfatizado no trabalho pedagógico com crianças desta faixa etária. A fala é aperfeiçoada em situações de intercâmbio, nas quais há a necessidade de explicar e argumentar ideias e pontos de vista. O contato com a leitura e a escrita em situações concretas de comunicação é intensificado a fim de que as crianças avancem no processo de alfabetização.

 
 
 

Galeria de fotos