Home > Turmas> Jardim I
Jardim I

 

Nesta fase começam a aparecer preferências por determinados colegas e o desejo de as crianças serem reconhecidas e queridas por elas. As barganhas afetivas dão o tom das relações: “Se você não me emprestar o carrinho, não sou mais seu amigo”. As crianças começam a perceber que existem coisas que podem ser feitas e outras não, e que há normas sociais que devem ser cumpridas ao relacionarem-se com outras pessoas. No entanto, esta compreensão ainda não é suficiente para que aceitem abrir mão de seus pontos de vista ou demandas. Algumas vezes as crianças aceitam fazer acordos.




Neste período elas já reconhecem regras e valores colocados pelos adultos, mas ainda expressam um forte desejo de afirmação e independência, o que faz com que a criança teste a autoridade da professora e de outros adultos. Nesta idade a coordenação motora ampla e o equilíbrio avançam, o que faz com que as crianças corram com facilidade. Novos desafios são propostos visando aperfeiçoar as habilidades motoras finas. Em função de suas crescentes competências motoras, as crianças são estimuladas a avançar em sua independência para despir e vestir as roupas, posicionar-se no vaso sanitário, usar o papel higiênico e lavar as mãos. Nesta etapa, o adulto supervisiona a ação das crianças, orientando-as para que, ao longo do ano, possam realizar algumas dessas ações sem ajuda. Nos momentos de refeição as crianças são estimuladas a comer de forma variada, saudável e com posicionamento adequado.

No decorrer do ano elas ganham maturidade no convívio coletivo, podendo, cada vez mais, ouvir o outro e esperar a sua vez de falar, assim como negociar em diferentes situações. Nessa etapa, estão se familiarizando com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas, jornais, receitas, gibis, convites e também da vivência de diversas situações em que a escrita é usada socialmente. A partir do contato com esses materiais, as crianças passam a incluir marcas da escrita (sinais, pseudoletras e letras) nos seus desenhos e a interessar-se por escrever palavras e textos, ainda que não de forma convencional (seu próprio nome e o nome de outras pessoas). Empenham-se para ler escritos e consideram as ilustrações para antecipar o conteúdo dos textos.

 
 
 

Galeria de fotos