Home > Turmas> Berçário II
Berçário II

 

Elas passam a conviver com outras crianças e também com novos adultos que se encarregam do seu bem estar. O que sustentam as experiências neste novo ambiente são os vínculos que se estabelecem com os adultos (professora e auxiliares). Após o período de adaptação com a escola, os colaboradores são reconhecidos pelas crianças como agentes de cuidados e de novas xperiências. A partir daí as crianças demonstram sua proximidade através de gestos, demonstrando uma satisfação por estarem juntos. Também passam a identificar os adultos quando ouvem seus nomes.

Durante este período as crianças se relacionam com o mundo por meio das sensações e do movimento – é o período sensório-motor. Este é um momento no qual as crianças vivem e experimentam o corpo em movimento, distinguindo seu “próprio corpo” do mundo dos objetos, estabelecendo assim o primeiro esboço da imagem de seu corpo. A exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.



size="" width="" height="" align="left" stretch="0" border="0" margin_top="-90px" margin_bottom="" link_image="" link="" target="" hover="" alt="" caption="" greyscale="" animate=""]

A comunicação corporal e gestual é amplamente utilizada pelas crianças nesta faixa etária. A inserção num ambiente comunicativo favorece a passagem da linguagem gestual para a linguagem verbal. Neste grupo, cabe aos adultos dar significado ao cotidiano escolar, nomeando objetos, ações e espaços, ajudando as crianças a atribuírem sentido à linguagem e entender sua funcionalidade. Aos poucos as palavras “soltas” ganham estruturas mais complexas quando as crianças juntam palavras na tentativa de formar pequenas frases.

 
 
 

Galeria de fotos